Ed. 03 – Doutrinária - A reforma íntima

Karina Jaccard

Quem somos nós?

Acordar, ir trabalhar, comer, dormir, pagar contas, etc. Nossas vidas muitas vezes parecem um ciclo que se repete dia após dia, ano após ano, até que eventualmente desencarnamos por causa de uma doença qualquer.

Será que a vida é só isso?

Muitas vezes passamos uma vida inteira neste ciclo e não paramos para fazer uma análise mais profunda sobre o que realmente levamos conosco ao desencarnarmos.
Temos o desejo de viajar e conhecer o mundo, mas muitas vezes temos medo de fazer a viagem mais importante: para dentro de nós mesmos.
Somos um mundo repleto de experiências vividas tanto nesta como em outras vidas. E essas experiências geram memórias no nosso inconsciente que muitas vezes são apagadas no momento da reencarnação, mas que afetam as nossas atitudes do dia-a-dia.
A busca do autoconhecimento é de fundamental importância para o indivíduo. Quando Kardec perguntou aos espíritos na questão 919 do Livro dos Espíritos “qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal?”, os espíritos responderam: conhece-te a ti mesmo.
Reencarnamos e sofremos a influência do meio onde nos encontramos, e passamos a agir muitas vezes de acordo com todos os outros, para sermos aceitos. Fazemos muitas coisas para agradar os nossos pais, professores e chefes, e não nos perguntamos quem somos realmente.
Estamos nesta situação, mas somos espíritos e portanto temos a nossa individualidade, que precisa ser respeitada. Este respeito faz com que trabalhemos os nossos complexos e nos aceitemos como somos e não como os outros querem que sejamos.
Por meio da conquista do auto-amor conseguimos a saúde integral, que nos permite sermos seres saudáveis. Existem doenças e existem doentes. As doenças são parte da vida. Quando um pneu fura, nós o trocamos e continuamos rodando.
Porém, existem pessoas que procuram constantemente situações onde não se sentem bem, onde sempre há algo de errado, estas, sim, são consideradas doentes.
Precisamos trabalhar a nossa intimidade para que possamos ser seres saudáveis, para que possamos entrar em contato com o nosso self e buscarmos a nossa saúde espiritual que nos proporcionará, como consequência inevitável, a nossa saúde física. O conjunto das duas é o que se denomina saúde integral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário