ed.22 - Assuntos em Família

Maria Inez Batista Araújo

O Lar Com Jesus

Nós, pais e educadores, sabemos o peso de nossa orientação na formação e educação das crianças sob nossos cuidados. Muito mais que palavras, a nossa exemplificação cotidiana leva à consolidação dos valores que transmitimos e que desejamos que se instalem em seus corações, levando a uma vida salutar e ao estreitamento das ligações afetivas que transformam o lar em porto de segurança e paz, com garantia de equilíbrio para todos.
Se a criança vive com incentivos, aprende a ser confiante; se vive com retidão, aprende a ser justa; se vive com segurança, aprende a ter fé. Isso demonstra que o ambiente espiritual do lar tem uma forte influência em nossa vida.
E para conseguirmos harmonizar a família, conscientizando quanto à necessidade de renovação de valores morais e espirituais, nada melhor do que levar o hábito regular do evangelho aos corações de nossas crianças e familiares. Preparar o terreno, plantar a boa semente, que irá germinar e crescer exige trabalho contínuo, mas implica bons frutos no futuro.
O momento da comunhão de ideias e sentimentos entre a família e as palavras de Jesus tem como objetivo a conquista da harmonia, permitindo a formação de um ambiente de paz e serenidade, propício à elevação espiritual. Todos os participantes recolhem os benefícios do esclarecimento que a luz do evangelho oferece por meio da reflexão. Compreendendo melhor os ensinamentos de Jesus, podemos oferecê-lo com mais propriedade aos que nos cercam e caminham conosco nesta jornada.
Estando sempre vigilantes, vamos percebendo a necessidade de viver em harmonia, superando possíveis barreiras, animosidades e desgastes que possam existir dentro da estrutura familiar. Somos também conduzidos à percepção de que dependemos dessa convivência sadia para superar nossas tarefas individuais. Encontramos, então, seguros elementos morais que combatem nossas tendências, porque os ensinamentos de Jesus tornam-se fortes alicerces, modificando e sustentando a paisagem espiritual. O evangelho é um medicamento sempre oportuno e de ação imediata.
Com a prática constante do evangelho no lar atraímos para o convívio doméstico bons espíritos, que orientam e amparam, estimulam e protegem a todos. Se estamos habituados à oração, ao estudo e à palestra edificante, nossos lares tornam-se mais sensíveis e permeáveis às inspirações dos bons espíritos.
Jesus disse que estaria sempre conosco, e é fato incontestável que ele continua nos envolvendo e orientando, mas é preciso que abramos as portas do coração para que o amor pregado pelo Mestre possa aí fazer sua morada.

Onde se acende uma lâmpada, coloca-se um impedimento à sombra e à desfaçatez...”
Joanna de Ângelis


Índice 

Nenhum comentário:

Postar um comentário