ed.21-Matéria Especial

Aldo Colasurdo
POLÍTICOS ESPÍRITAS
Entre os destacados espíritas estudiosos das legislações no Brasil, devemos incluir Antonio Freitas Nobre. Nascido em 24 de março de 1921 em Fortaleza, veio para São Paulo em 1936. Com 15 anos de idade, já trazia um livro de sua autoria, A Epopeia Acreana, fato que o fez ser considerado um prodígio. Durante sua vida, ainda escreveria mais de vinte livros de Direito e de espiritismo. Casou-se em 1964 com a médica Marlene Rossi Severino, nascida e criada em lar espírita, tornando-se pai de quatro filhos. Iniciou-se no jornalismo sendo posteriormente presidente do sindicato desta laboriosa classe por três vezes. Suas visitas a Francisco Candido Xavier fez nascer fraternal e duradora amizade. Graças a Chico, o incansável político receberia varias mensagens espirituais de Bezerra de Meneses, bem como incentivos para criar um jornal espírita. Finalmente, em 1974 fundou a Folha Espírita, de grande utilidade para esclarecimentos e difusão dos ensinamentos doutrinários do Espírito da Verdade.
Posteriormente iniciaria sua carreira política elegendo-se vereador paulistano por vários mandatos. Posteriormente foi sufragado como vice na gestão do saudoso prefeito Prestes Maia. Em 1968, transferiu-se para Brasília, após sua eleição a deputado federal, em São Paulo. Sempre era apoiado pelos seguidores do espiritismo. Destacou-se em vários projetos tais como os direitos da Previdência Social dos professores aos 25 anos de serviço, bem como as diretrizes que beneficiassem os aposentados em geral nas mais justas aspirações. Contrário ao aborto colaborou decisivamente na negação e arquivamento nas propostas de sua maior liberação. Sempre teve com o princípio a assistência social sob as luzes da doutrina trazida pelo plano espiritual. Suas constantes participações na Câmara Federal eram elogiadas por vários órgãos de divulgação. O Jornal da Tarde de São Paulo, em 1986, noticiava a seu respeito: “no período ditatorial, quando muitos dissertavam sobre sapos e grilos ele se punha em defesa dos humildes e perseguidos, contra o desprezo e o abuso”. Presença constante nos debates e diretrizes políticas da Assembleia Legislativa Federal, foi eleito vice-presidente do PMDB.
Os membros do Instituto Espírita de Educação, ante a necessidade de crescimento,  lutavam para concretizar alentado sonho: a construção de um amplo e moderno edifício. Conseguiu-se o terreno e recursos financeiros iniciais. A cerimônia do início das obras deveria ser realizada por respeitado adepto do espiritismo. Assim, na Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, o destacado líder político Antonio Freitas Nobre, lançou a pedra fundamental, representativa e iniciadora da nova Escola Hilário Ribeiro. Posteriormente lhe foi solicitada colaboração no pedido de isenção de impostos do IEE. O destacado seguidor de Kardec cuidou do assunto. Em curto espaço de tempo, as medidas legais beneficiadoras de entidades de utilidade pública foram concedidas.                                                           
Em 19 de novembro de 1990, o incansável batalhador e líder político kardecista retornou a pátria celeste. Suas últimas e justas homenagens foram prestadas na Câmara Municipal de São Paulo, com a presença de numeroso publico. Na ocasião ouviram-se enaltecedoras e elogiosas palavras proferidas pelo destacado homem público e companheiro Ulisses Guimarães. Na realidade, muitos políticos espíritas, como Freitas Nobre e Bezerra de Menezes, têm demonstrado que o passado de cada um fala por si e alertam o eleitor para uma criteriosa escolha de seus representantes para os importantes cargos da administração publica.

Índice

Nenhum comentário:

Postar um comentário