Ed. 07 – Capa - Maternidade: uma missão sublime

por Sandra Maria Mello Dourado
imageO ser humano tem a intrínseca necessidade de amar e ser amado e para que isto possa ser aprendido e realizado Deus dispõe das mães. Participam como co-criadoras, sejam estas biológicas ou não, pois é o seu coração que se transforma em mãe. Na transmissão do amor e da segurança desenvolve o pequeno ser em um adulto digno.
É preciso lembrar que cada um pode, seja homem ou mulher, se preparar todos os dias para exercer a maternidade, que é um projeto de unidade entre o homem e a mulher, aprende-se a ser mãe com a ajuda mútua do pai para cuidar do filho.
Deus criou os espíritos simples e ignorantes e deu aos genitores a tarefa de orientá-los, ampará-los e amá-los. A gestação e a reencarnação estão intimamente ligadas envolvendo um complexo planejamento familiar que transcende o mundo físico, neste processo são consideradas as necessidades espirituais de cada componente, compromissos, comprometimentos e vínculos pré-estabelecidos. Todos nascem ou renascem em determinados núcleos familiares e sociais para aprimorarem-se. Na erraticidade, o período entre duas encarnações, o espírito tem a oportunidade de compreender e aprender, mas é na vida terrena, no contato com afetos e desafetos que ele dará provas do seu aprendizado e terá o seu processo de evolução mais acelerado.
De acordo com O evangelho segundo o espiritismo, a criança desde o berço já manifesta as suas inclinações, boas ou más e cabe aos pais a tarefa de observar e cortar o mal pela raiz que invariavelmente está ligado ao orgulho e ao egoísmo.
O espírito que retorna ao corpo físico é o modelo organizador biológico para aquele corpo em desenvolvimento, transmitindo a ele forma, aparência, capacidades ou limitações físicas. Emite seu padrão vibratório aos que estão ao seu redor, e tem a grande responsabilidade não só pela sua própria evolução, mas também, pela daqueles que escolheu para se reajustar e se harmonizar. Do preparo para o reencarne até o nascimento, há envolvimento emocional e psicológico processado pelo reencarnante, e pelas vibrações de amor e de paz que formam o ambiente do lar de seus pais.

No livro Missionários da Luz, André Luiz recebe a seguinte explicação do seu mentor Alexandre sobre preparo para reencarnação (cap. 13)

“ - Cada homem, como cada Espírito, é um mundo por si mesmo e cada mente é como um céu... Do firmamento descem raios de sol e chuvas benéficas para a organização planetária, mas também, no instante do atrito de elementos atmosféricos, desse mesmo céu procedem as faíscas destruidoras. Assim, a mente humana. Dela se originam as forças equilibrantes e restauradoras para os trilhões de células do organismo físico; mas, quando perturbada, emite raios magnéticos de alto poder destrutivo para as comunidades celulares que a servem... Ora, no caso de Segismundo, unido a ele, em processo ativo de redenção, não podemos dispensar-lhe o concurso amoroso e fraterno. Daí a necessidade desse trabalho intenso para despertar-lhe os valores afetivos. Somente o amor proporciona vida, alegria e equilíbrio...”


A evolução só ocorre pelo amor, a única função da dor na existência é despertar para o amor, são recados da vida para crescimento interior. Apenas sofrer, fazer culto a dor sem reconhecer que é preciso mudar é autodestrutivo; Deus não cobra nem pune, dá a chance de aprender a amar. A felicidade está atrelada ao entendimento da principal missão terrena: amar.

Informam os espíritos para Kardec, na pergunta 890 do Livro dos espíritos, que o amor maternal nos homens difere dos animais, por que não obedece só ao instinto de conservação, pois comporta um devotamento e abnegação que são da virtude que persiste por toda a vida, sobrevivendo no além-túmulo.

A educação começa no lar, e é fundamental que nos primeiros anos de vida a mãe ou uma figura materna aqueça o coração e estabeleça limites guiando-o no caminho da vida. Quando nasce, um laço de infinitas proporções é estabelecido, uma ligação amorosa que nunca mais irá se romper.
Muitos espíritos voltados para o bem somaram esforços para que Jesus realizasse a sua missão na Terra, e com certeza Maria foi o mais importante.

Este espírito iluminado recebeu em seu lar de amor, o ser mais evoluído que já habitou o planeta. Jesus encontrou na sua mãe a dedicação, a bondade e a altivez como condições necessárias para despertar as ilimitadas capacidades de seu espírito puro. Jesus, encarregado pela evolução do planeta, precisou de um coração materno para recebê-lo como filho.

O espiritismo acende a luz do conhecimento e consola ao mostrar a possibilidade de recomeçar, de refazer, e de reparar através das infinitas oportunidades de reencarnar, assim a doutrina espírita não se apresenta como salvacionista, mas como libertadora. “... - a reencarnação é o curso repetido de lições necessárias. A esfera da Crosta é uma escola divina. E o amor, por intermédio das atividades "intercessórias", reconduz diariamente ao banco escolar da carne milhões de aprendizes...”(Missionários da Luz – André Luiz)

O preparo para ser mãe começa na experiência de ser filha, dos exemplos e da orientação, o amor recebido será ampliado e a criança aprenderá também a amar outras pessoas. A mãe é quem apresenta o mundo, então parte da sua visão de mundo é transferida para o filho, e foi pensando nisto que surgiu o trabalho com as gestantes no IEE, uma forma de acolher, oferecer conhecimento, orientação e segurança na complexa e linda missão da maternidade.

“O lar é a célula ativa do organismo social e a mulher, dentro dele, é a força essencial que rege a própria vida. Se a criança é o futuro, no coração das mães repousa a sementeira de todos os bens e de todos os males do porvir.”
Emmanuel do Livro: Mãe Antologia Mediúnica

Como reflexão final, deixamos uma bela mensagem do espírito André Luiz sobre a maternidade.

MATERNIDADE

Vemos em cada manifestação da Vida determinada meta de desenvolvimento, qual anseio do próprio Deus a concretizar-se.
Na Criação, o clímax da grandeza.
Na caridade, o vértice da virtude.
Na paz, a culminância da luta.
No êxito, a exaltação do ideal.
Nos filhos, a essência do amor.
No lar, a glória da união.

De igual modo, a maternidade é a plenitude do coração feminino que norteia o progresso.
Concepção, gravidez, parto e devoção afetiva representam estações difíceis e belas de um ministério sempre divino.
Láurea celeste na mulher de todas as condições, define o inderrogável recurso à existência humana, reclamando paciência e carinho, renúncia e entendimento.

Maternidade esperada.
Maternidade imprevista.
Maternidade aceita.
Maternidade hostilizada.
Maternidade socorrida.
Maternidade desamparada.

Misto de júbilo e sofrimento, missão e prova, maternidade, em qualquer parte, traduz intercâmbio de amor incomensurável, em que desponta, sublime e sempre novo, o ensejo de burilamento das almas na ascensão dos destinos.

Principais responsáveis por semelhante concessão da Bondade Infinita, as mães guardam a chave de controle do mundo.

Mães de sábios...
Mães felizes...
Mães desditosas...
Mães jovens...
Mães experientes...
Mães sadias...
Mães enfermas...

Ao filtro do amor que lhes verte do seio, deve o Plano Terrestre o despovoamento dos círculos inferiores da Vida Espiritual, para que o Reino de Deus se erga entre as criaturas.

Mães da Terra! Mães anônimas!

Sois vasos eleitos para a luz da reencarnação!

Por maiores se façam os suplícios impostos à vossa frente, não recuseis vosso augusto dever, nem susteis o hálito do filhinho nascente - esperança do Céu a repontar-vos do peito!...

Não surge o berço em vosso coração por acaso.
Mantende-vos, assim, vigilantes e abnegadas, na certeza de que se muitas vezes cipoais e espinheiros são vossa herança transitória entre os homens, todas vós sereis amparadas e sustentadas pela Bênção do Amor Eterno, sempre que marchardes fiéis à Excelsa Paternidade da Providência Divina.
André Luiz, cap. 50 - Maternidade, do livro O Espírito de Verdade, FEB. Psicografado por Francisco Cândido Xavier.

Fonte: Livro dos Espíritos – Allan Kardec; Gestação: sublime intercâmbio – Ricardo di Bernardi; Educação de pais gestantes – Cícero Marcos Teixeira; Educação do espírito: introdução à pedagogia espírita – Walter Oliveira Alves; Missionários da Luz – André Luiz; Mãe Antologia Mediúnica – Emmanuel; O espírito da verdade- Maternidade – André Luiz; http://www.guia.heu.nom.br/amor_materno_e_filial.htm

No final da reunião pública do Grupo Espírita da Prece, em Uberaba, com vistas às homenagens do Dia das Mães de 1984, o Espírito de Emmanuel ditou através de Chico Xavier, um retrato falado de Maria de Nazaré ao fotógrafo Vicente Avela, de São Paulo. Esse trabalho artístico foi sendo realizado aos poucos, desde meados de 1983, com retoques sucessivos realizados pela grande habilidade de Vicente, em mais de vinte contatos com o médium mineiro, na Capital paulista. 

Em rápida entrevista, Chico frisou que a fisionomia de Maria, assim retratada, revela tal qual Ela é conhecida quando de Suas visitas às esferas espirituais mais próximas e perturbadas da crosta terrestre; como, por exemplo, disse ele, na Legião dos Servos de Maria, grande instituição de amparo aos suicidas descrita detalhadamente no livro Memórias de um Suicida, recebido mediunicamente por Yvonne A. Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário