Ed. 06 – Por dentro do IEE

por Maurício Ferreira Romão

Você e o IEE

Em outubro de 2009, a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), por meio de suas alunas Beatriz Modolin e Letícia Moreira, orientadas pela professora Vanessa Molina, realizaram uma pesquisa de marketing no nosso Instituto Espírita de Educação.

O principal objetivo da pesquisa era descobrir o grau de satisfação dos frequentadores com o IEE, além de entender melhor suas características e seus interesses em futuras atividades.

Foi feito uma pesquisa descritiva de satisfação, utilizando-se do método quantitativo. Através de um questionário com 35 perguntas numa amostra de 135 respondentes, todos coletados pessoalmente nos intervalos de cursos, palestras e demais atividades, conseguiu-se um nível de confiança de 95%.

O perfil dos nossos frequentadores

A pesquisa mostrou que o número de frequentadores do IEE está crescendo, pois, cerca de 42% possuem menos de 1 anos de casa, enquanto quase a metade (48%) dos respondentes possuem mais de 2 anos conosco.


Grafico 1

A grande maioria (68%) assiste às nossas palestras, seguidas dos passes. Nossos cursos e eventos vêm em seguida na preferência das atividades com 28% de adesão em cada um. Desta forma, temos 66% das pessoas vindo toda semana ao IEE (uma vez) e 30% vindo duas vezes por semana.
A grande maioria dos nossos frequentadores é de mulheres (67%) e jovens, pois mais de 70% dos entrevistados tem menos de 50 anos.


image
Grafico 4

As Avaliações

Perguntamos sobre o grau de satisfação em relação ao IEE e sobre a qualidade dos cursos e palestras oferecidos. Praticamente 90% dos respondentes acham que as palestras são bem preparadas e que os professores são bons e atenciosos, e ainda tivemos 100% das respostas avaliando a localização como boa.

Os principais interesses

Mais da metade dos respondentes gostariam de ver mais palestras sobre o evangelho e sobre as obras básicas de Kardec. Alguns (30%) sentem falta de alguma atividade, sugerindo a educação infantil, novos horários para cursos e mais atividades filantrópicas.

Perguntamos, também, sobre o interesse na participação em projetos sociais, e 85% responderam que possuem a intenção de participar. Destes, 42% gostariam de atividades ligadas ao apoio a crianças, seguidas de alfabetização de adultos.

Apesar disso, somente 12% participam hoje das nossas atividades, sendo que alguns já participam desse tipo de atividade em outrascasas, mas 64% ainda não tiveram oportunidade de participar deste tipo de ação. Estes números demonstram que temos bastante oportunidade de integrarmos ainda mais nossos frequentadores, oferecendo espaço para uma maior participação.
Nossos eventos foram também bem avaliados, com bom grau de participação. A festa junina foi a mais frequentada (36%), seguida dos seminários, da festa de natal e da feijoada, todos com quase 25% de participação. Nosso Jornal, com menos de um ano, já tem uma audiência de 75%, com aprovação de todos.

Grafico 4

Finalmente perguntamos o grau de satisfação com o IEE e obtivemos a nota máxima, ou seja, 100% dos entrevistados estão satisfeitos com o IEE.

Esta pesquisa passa a ser, então, um excelente guia para nossas futuras atividades. Conhecer o nosso público, suas características, suas necessidades e seus interesses são fundamentais para construção de uma casa cada vez mais acolhedora e gostosa de frequentar.

Vamos em busca de proporcionar cada vez mais oportunidades para nossos frequentadores. Muitos são novos e precisam de uma boa acolhida. Muitos são trabalhadores de longa data que podem contribuir e muito para o nosso aprimoramento. Juntos, com muita vontade e bastante experiência, podemos construir um futuro promissor. Futuro baseado na educação, que é parte fundamental da nossa missão, abrangendo nossas crianças, jovens e adultos, como queremos todos nós, formando cidadãos do mundo com formação moral espírita, afinal somos o Instituto Espírita de Educação.

Índice Ed. 06
Home Blog Jornal do IEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário