Ed. 05 - Importante

Ninguém é profeta em sua terra

por Aldo Colassurdo

O Novo Testamento nos traz interessantes relatos atribuídos aos apóstolos Mateus (cap. XIII, v. 54 a 58) e Marcos (cap.III, v. 20,21 e 3l a 35), pelos quais nos interamos de fatos sucedidos nas constantes peregrinações de Jesus.  Nosso Mestre, em sua terra natal, após uma de suas esclarecedoras mensagens evangélicas, se dedicava a instruir a população na sinagoga. Porém, alguns tomados de espanto O menosprezando, diziam: “de onde vieram essa sabedoria e esses milagres? não é este o filho de Maria e do carpinteiro?“, não reconhecendo o valor de Jesus.
Ao analisarmos o assunto, o livro A Gênese de Allan Kardec nos lembra que, sobre o fato, Jesus teria anunciado uma verdade transformada em provérbio “ninguém é profeta enquanto viver”. Ao levarmos em consideração as fraquezas humanas, o fato apresenta algumas explicações lógicas. Quando alguém que se destaca no saber e se eleva no nível social, se sujeita a inveja e ciúme de seus contemporâneos.
Além disso, em alguns casos, muitas vezes, dentro da própria família ou sociedade, o ser humano que poderia ser muito útil, é restringido em sua ação. Geralmente, o fato é uma consequência natural da fraqueza humana. Assim é que, em muitas ocasiões, quando as pessoas, desde a infância, tendo vivido juntas muitos anos, se negam a reconhecer a superioridade moral naquele companheiro; não raras vezes já terem vivido em anterior encarnação.
Eis a grande realidade: os seres humanos de valor real são mais respeitados após a morte, do que em vida! Nossa história tem relacionado vários personagens que teriam sido submetidos a essas condições. Muitos poderiam ser reconhecidos ainda em vida.
Ao notarmos que alguém, que embora sido tratado com menosprezo ou indiferença, prossegue sem se abalar sua benéfica missão, e quando sob o impacto maior rogam a Deus, “perdoa-lhe Pai, eles não sabem o que fazem” estamos aí junto a um espírito de real valor !

Bibliografia:
Novo Testamento
A Gênese    

Índice Edição 05
Home Blog Jornal do IEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário