Ed. 01 - Editorial


André Steagall Gertsenchtein
Presidente do IEE


Seja bem-vindo ao Jornal do IEE!

É com grande satisfação e alegria que, no ano em que o Instituto Espírita de Educação completa 60 anos, um grupo de voluntários liderado pela Karina traz a você o “Jornal do IEE”. Trata-se de um dos últimos – e mais fortes – sinais do crescimento e amadurecimento da Comunidade IEE.
Há onze anos, quando iniciei minha primeira participação ativa na Diretoria (Gestão do meu amigo Passarinho), o IEE passava por uma das maiores crises financeiras de sua história – senão a maior – e era obrigado a fechar a Escola Hilário Ribeiro. O sentimento de vazio que sucedeu ao fechamento da escola foi imenso, não só pela redução brusca das atividades, mas também pela diminuição grande no número de frequentadores.
Foram onze anos de muita luta, sendo os três primeiros apenas pela sobrevivência. Foram debates e discussões que, apesar de desgastantes, permitiram contribuições de todos e resultaram no amadurecimento de nossa Instituição. Perguntávamos na época: “qual a vocação do IEE?”, “como encheremos nosso prédio de gente?”. Diferente de muitas outras casas espíritas, nosso querido IEE sempre permitiu o debate aberto. Apesar de mais desgastante, o resultado, invariavelmente, sempre foi bom.
Novas lideranças surgiram e, com elas, novas realizações. Nossos Cursos, dirigidos pela Irene e pela Gláucia, trouxeram ainda mais pessoas com vínculo com o IEE. As atividades filantrópicas conduzidas pela Esterlita e pela Karina trouxeram alegria e sentimento de realização a todos que delas participam ou que delas tomam conhecimento. As finanças, conduzidas pelo Garcez e Paulo Meira, permitiram a liquidação de antigos compromissos e o ordenamento do patrimônio do IEE. Graças ao trabalho da Dona Geny, Fernande e Inez (e Alzira!), nossa Secretaria nunca esteve tão organizada. O Passarinho concebeu e implementou nosso Blog, primeiro instrumento de comunicação da Comunidade IEE. Nossa sede, nesse período, contou com o apoio inestimável do Paulinho, do Dálvaro e, agora, do Nello, além da presença da Vilma e do Veriano, sempre atentos às nossas necessidades.
Novos desafios se apresentam. É ano de eleições no IEE e, pela primeira vez em muitos anos, terminamos a gestão com a Diretoria completa. Conseguimos, também pela primeira vez em muito tempo, criar novas lideranças, e, com elas, garantir a renovação, a modernidade e o futuro da Casa.
Nossas instâncias decisórias participaram ativamente da aprovação do projeto de mudança para uma sede melhor, com retorno de recursos, permitindo ao IEE intensificar suas ações na Filantropia e na Educação. Graças ao Maurício, à Gláucia e ao Rafael, foi possível elaborar um projeto de qualidade e envolver todos os associados nos debates, usando a inteligência coletiva e experiência de nosso Conselho Deliberativo e Assembléia.
Vivemos um período de muita alegria, mas é preciso lembrar que este momento vem sendo construído há onze anos e que houve equipes anteriores que se dedicaram intensamente à Casa, sabendo que estavam apenas plantando. Foi trabalho de equipe, e de muitas equipes. De onze anos de equipes...
Muito obrigado à Karina e equipe pela iniciativa de criar o Jornal e ao José Luiz pela expressiva colaboração profissional. E muito obrigado a você, que faz parte da Comunidade IEE, por sua presença em nossa Casa!

Abraços,
André Steagall Gertsenchtein


Nenhum comentário:

Postar um comentário