ed. 24 - Entrevista Especial


Entrevista com
André Trigueiro

Reproduzimos a seguir, trechos da entrevista do jornalista espírita André Trigueiro à revista Reformador, da F.E.B., edição de novembro de 2011, na qual ele fala de seu livro Espiritismo e Ecologia. A íntegra você confere em  www.febnet.org.br.
REFORMADOR: Que destaque você daria em obras de Kardec, com relação ao tema (Espiritismo e Ecologia)?
TRIGUEIRO: A posição assumida pelo espiritismo em favor da vida - condenando o aborto, a eutanásia e o suicídio - alcança também a dimensão planetária na condenação do ecocídio, ou seja, a capacidade de a humanidade realizar escolhas que reduzem nossas possibilidades  de existência nesse plano. Todo o capítulo de o Livro dos Espíritos que versa sobre a Lei de Conservação é um tratado de sustentabilidade. Quando a doutrina estabelece a diferença entre o que é necessário e o que é supérfluo, e nos orienta em relação ao uso inteligente dos recursos naturais, há sinergia absoluta em relação aos modernos relatórios da ONU que condenam os atuais meios de produção e de consumo. Outro tema que nos interessa muito é a influência de nossos sentimentos e pensamentos na qualidade da psicosfera terrena. Temos o poder de influenciar coletivamente a natureza, através de nossas vibrações. A doutrina espírita também reconhece o trabalho dos elementais, seres encarregados de proteger a natureza e sustentar seus processos cíclicos. Outra informação valiosa remente à identificação visceral que temos com a Terra: somos feitos dos mesmos elementos que constituem o planeta, e isso vale para o corpo material ou o perispírito. E o que acontece com a terra, o ar e a água, portanto, fora de nós, reverbera dentro de nós. Estamos todos conectados.
REFORMADOR:  Você relaciona eventuais desrespeitos ao meio ambiente às alterações climáticas?
TRIGUEIRO: O livro traz informações atualizadas sobre a maior crise ambiental da história da humanidade e como somos responsáveis por isso. Na verdade somos parte do problema e devemos ser parte da solução. A crise climática é a mais preocupante e demanda soluções urgentes. Mas nossas atenções devem estar voltadas também para a destruição sistemática da biodiversidade, a produção monumental de lixo, a escassez de recursos hídricos, a transgenia irresponsável, o consumismo desvairado, o crescimento desordenado das cidades e outros problemas que fazem parte do nosso tempo e exigem respostas de nossa parte ainda nesta existência. O espírita está sendo convocado à ação aqui e agora. A maior nação espírita do planeta está situada no único país com nome de árvore, que concentra o maior estoque de água doce (superficial de rio ou subterrânea), a maior quantidade de solo fértil, o maior número de espécies conhecidas e catalogadas. Mera coincidência?
REFORMADOR: Quais ações você recomendaria aos espíritas?
TRIGUEIRO: Precisamos fazer agora tudo o que esteja ao nosso alcance em favor do uso responsável  e ético dos recursos naturais não renováveis do planeta. Muitos espíritas se acomodam pelo fato de o mundo de regeneração estar a caminho. Supõem que não haja o que fazer em relação ao planeta, pois o destino do orbe já está selado. Convém recordar as explicações de Santo Agostinho, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, sobre as diferentes categorias de mundos habitados. Ao explicar o que é mundo de regeneração, Santo Agostinho confirma a condição de orbe mais evoluído ética e moralmente, entretanto, não há qualquer menção às qualidades ambientais deste mundo. Ou seja, podemos deduzir que os suprimentos de água limpa, solo fértil, ar puro, biodiversidade e as condições climáticas serão definidos a partir das escolhas que realizamos agora, e que se persistirmos em não nos modificarmos nesta encarnação (hábitos, comportamentos, estilos de vida e padrões de consumo), poderemos determinar uma situação curiosa num futuro próximo: o planeta cuja vibração se eleva para hospedar uma humanidade mais evoluída ética e moralmente seria o mesmo destroçado ambientalmente. Não merecemos isso. Podemos reduzir drasticamente este risco se fizermos o dever de casa já. Sabendo usar, não vai faltar.
REFORMADOR: Qual sua última mensagem aos leitores?
TRIGUEIRO: Que o mundo será um dia um lugar melhor e mais justo, não há dúvida alguma. A grande questão ainda sem resposta: haverá tempo para que esse mundo melhor e mais justo seja também um mundo ambientalmente saudável e agradável? Depende de nós. Qual a sua escolha?


Índice

Nenhum comentário:

Postar um comentário