Ed–17–Por dentro do IEE

Leon Denis

LÉON DENIS

“A vontade é a maior das potências: é, em sua ação, comparável ao imã. A vontade de viver, de desenvolver em nós a vida, atrai-nos novos recursos vitais: tal é o segredo da lei de evolução. A vontade pode atuar com intensidade sobre o corpo fluídico, ativar-lhe as vibrações e, por esta forma, apropriá-lo a um modo cada vez mais elevado de sensações, prepará-lo para mais alto grau de existência.” (O problema do Ser, do Destino e da Dor, cap.20 – Léon Denis)

Léon Denis nasceu numa aldeia chamada Fouq, situada nos arredores de Tours, na França, a 1º de janeiro de 1846, numa família humilde. Cedo conheceu, por necessidade, os trabalhos manuais e os pesados encargos da família.

“Era meu hábito olhar com interesse, para os livros expostos nas livrarias. Um dia, ainda com 18 anos, o chamado “acaso” fez com que a sua atenção fosse despertada para uma obra de título inusitado”. Denis tinha sido educado na religião católica, mas não encontrava nela respostas aos seus questionamentos mais profundos. Também havia passado por uma fase de ceticismo materialista. Essa obra era O Livro dos Espíritos de Allan Kardec.

Dispondo do dinheiro necessário, comprou-o e, recolhendo-se imediatamente ao lar entregou-se com avidez à leitura. O próprio Denis disse: “nele encontrei, a solução clara, completa e lógica, acerca do problema universal. A minha convicção tornou-se firme. A teoria espírita dissipou a minha indiferença e as minhas dúvidas”. Disse ainda que, depois de comprar o livro, escondeu-o de sua mãe, para depois descobrir que ela tinha encontrado o livro e também o estava lendo em sua ausência.

O ano de 1882 marca, em realidade, o início do seu apostolado, durante o qual teve que enfrentar sucessivos obstáculos: o materialismo e o positivismo que olhavam para o espiritismo com ironia e risadas e os crentes das demais correntes religiosas, que não hesitaram em aliar-se aos ateus, para ridicularizar e enfraquecer Léon Denis porém, como paladino, enfrentou a tempestade.

No dia dois de novembro de 1882, dia de Finados, um evento de capital importância produziu-se em sua vida: a manifestação, pela primeira vez, daquele espírito que, durante meio século, seria o seu guia, Jerônimo de Praga.

Léon Denis foi consolidador do espiritismo. Não foi apenas o substituto e continuador de Allan Kardec, como geralmente se pensa. Denis tinha uma missão quase tão grandiosa quanto à do Codificador. Cabia-lhe desenvolver os estudos doutrinários, continuar as pesquisas mediúnicas, impulsionar o movimento espírita na França e no mundo, aprofundar o aspecto moral da doutrina e, sobretudo, consolidá-la nas primeiras décadas do século.

No espiritismo o papel de Kardec é o sábio e o papel de Denis é o filósofo. León Denis foi chamado de o APÓSTOLO DO ESPIRITISMO e pela magnífica atuação desenvolvida, pela escrita e fala, em favor da nova doutrina foi, também o FILÓSOFO DO ESPIRITISMO.

De acentuadas qualidades morais, dedicou toda uma longa vida à defesa dos postulados que Kardec transmitiu nos cinco livros. Deve-se a ele a oportunidade ímpar que os espíritas tiveram de ver ampliados novos ângulos do aspecto filosófico da doutrina espírita, pois as suas obras de um modo geral focalizam numerosos problemas que assolam os homens, e também a sempre atual questão da sobrevivência da alma humana em seu laborioso processo evolutivo.

Dentre as suas múltiplas ocupações, foi presidente de honra da União Espírita Francesa, membro honorário da Federação Espírita Internacional, presidente do Congresso Espírita Internacional, realizado em Paris, no ano de 1925. Teve também a oportunidade de dirigir durante longos anos, um grupo experimental de espiritismo, na cidade de Tours. Após o desencarne de Allan Kardec, essa cidade tornou-se o ponto de convergência de todos os que desejavam tomar contato com o Espiritismo.

Léon Denis foi um autodidata que se preparou em silêncio, na obscuridade e na pobreza material, para surgir subitamente no cenário intelectual e destacar-se como conferencista e escritor de renome. Possuía uma inteligência robusta, desfrutando de apreciável grau de intuição.

Desencarnou em Tours em 12 de abril de 1927, aos 81 anos.

OBRAS DE LÉON DENIS:

- Depois da Morte
- Joana D´Arc (Médium)
- No Invisível
- O Problema do Ser, do Destino e da Dor
- O porquê da Vida
- O Gênio Céltico e o Mundo Invisível
- O Mundo Invisível e a Guerra
- O Além e a Sobrevivência do Ser
- O Espiritismo e o Clero Católico
- O Espiritismo e a Arte
- O Grande Enigma
- O Progresso
- Socialismo e Espiritismo
- Cristianismo e Espiritismo
- Espíritos e Médiuns

BIOGRAFIAS SOBRE LÉON DENIS:

- Dossiê Léon Denis, Eduardo Carvalho Monteiro (Madras Editora)
- Léon Denis, O Apóstolo do Espiritismo, Gaston Luce (Léon Denis – Gráfica e Editora)
- Léon Denis na Intimidade, Claire Baumard (Casa Editora O Clarim)

índice

Nenhum comentário:

Postar um comentário