Ed. 09 – Matéria doutrinária – A última mensagem de Allan Kardec

por Aldo Colasurdo

image

 

Companheiros de Kardec já o haviam avisado da necessidade de diminuir a carga horária de trabalho em favor da doutrina espírita.

Sua saúde estaria sendo prejudicada. Porém, ele não os atendia.

Assim é que, em 31 de Março de l869, aos 65 anos de idade, o rompimento de um aneurisma causou-lhe fulminante desencarne. Seus familiares providenciaram seu sepultamento em um dos inúmeros cemitérios distritais de Paris.

Posteriormente, os membros da Sociedade Parisiense de Estudos Psicológicos, decidiram lhe prestar dignas e merecidas homenagens. Com tal intenção, transferiram seus restos mortais para o tradicional e respeitoso Cemitério Pére Lachaise.

Trata-se do local onde tem sido sepultados os despojos de personalidades respeitadas e destacadas na sociedade francesa.

Visita ao tradicional campo-santo, o Cemitério Pére Lachaise

Ao atravessarmos seu imenso portão deparamos com um cemitério bem cuidado, no qual placas indicam aos visitantes as ruelas onde se encontram os túmulos procurados.

A grandiosidade do campo-santo nos aconselhou a solicitar o auxílio de um funcionário que gentilmente nos conduziu até ao local.

Em nosso caminhar, entre antigas construções tumulares, encimadas de imagens de anjos entristecidos e cruzes cobertas pela poeira dos séculos, recordamos o quanto é frágil a vida humana.

O túmulo de Hippolyte Léon Denizart Rivail

Ao nos aproximar, avistamos, entre tristes e enegrecidas construções, uma capela rodeada de flores como se fosse um pequeno oásis de luz e vida entre as cores obscuras da morte: a capela do Codificador.

Esta se constitui de uma edificação (ou dolman) onde pedras rústicas formam um nicho que abriga a construção tumular; completado pelo pequeno e bem tratado jardim (provavelmente cuidado por adeptos da doutrina) e sob o busto de Kardec, inscrições informando que ali se encontram também, os despojos da sua fiel esposa e companheira Amélie.

Destaca-se também, inscrita, a última mensagem que nos legou o Codificador: “todo o efeito tem uma causa; todo feito inteligente tem uma causa inteligente; o poder da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito”.

Após alguns minutos de meditação, nos despedimos do local, rememorando esta última mensagem de Kardec.

Realmente, todas as situações, boas ou más que na vida nos sucede, são causadas por nosso próprio procedimento, nesta ou em existência anterior; isto nas pequenas ou grandes atividades humanas.

Se assim não fosse, o mundo não evoluiria e a injustiça seria regra geral, acabando por beneficiar a maldade e castigando a bondade.

Esta mensagem final de Kardec sintetiza a maior parte dos ensinamentos contidos nos livros da codificação

Índice edição 09

Nenhum comentário:

Postar um comentário