Ed. 08 – Por dentro do IEE - A área educacional no centro espírita

por Lucia Maria Silva Andrade

O objetivo desta matéria é realçar o valor inestimável do voluntariado na casa espírita, pois sem ele a área educacional estaria bastante restrita, mostrando a importância de compartilhar fraternalmente nossos “talentos” e oferecendo a possibilidade do conhecimento e principalmente o acolhimento às pessoas que o procuram.

Neste contexto, a área educacional, coordenada por Maria Inez Araújo, estruturada por meio dos cursos de informática básica, alfabetização de adultos, inglês em nível básico e oficina de artesanato, visa oferecer às pessoas interessadas o aprimoramento e acolhimento, promovendo a integração do frequentante na sociedade, assim como na casa espírita, desenvolvendo-lhe sua autonomia e despertando-lhe para a busca de novos conhecimentos.

Por meio dos cursos, podemos contribuir com a melhora da autoestima para que todos se sintam motivados a lutar pelas suas conquistas pessoais e materiais.

A área educacional acolhe com simplicidade e fraternidade todos aqueles que chegam ao centro espírita, atendendo-lhes as necessidades e encaminhando-os para os diversos serviços oferecidos (oficinas e cursos). É a filosofia de todas as áreas da casa.

Já a oficina de artesanato tem como objetivo produzir peças para o Bazar do IEE, e também oferece cursos de pintura em madeira e decoupagem. As vendas dos produtos são usadas para reinvestimento na própria oficina. Esse trabalho é coordenado por Sandra Cristina de Souza. Funciona semanalmente, às 3ª e 5ª, das 14h30 às 16h30. Temos também o curso de informática básica que busca proporcionar aos alunos a inclusão digital, permitindo-lhes acesso à internet.

O curso acontece às 3ª, das 19h às 20h30, com a professora Luiza Moron de Almeida; às 4ª, das 19h às 21h, com os professores Emerson Cremonesi e Fábio Araujo e aos sábados, das 11h às 13h, com os professores Wagner Bonizzi e Ednéa Queiróz.

O curso básico de inglês tem como objetivo contribuir para uma aproximação com a língua inglesa, abrindo portas para um mundo globalizado. As aulas são às 4ª, das 18:50h às 20h, com os professores Julia Lázaro e Luiz Carlos Junior.

Finalmente, o curso de alfabetização de adultos é uma etapa fundamental do processo de formação de pessoas para que transitem com autonomia num mundo letrado como o nosso, na medida em que ela puder ler o itinerário do ônibus sem pedir a ninguém, a assinar os documentos sem usar as digitais e por aí em diante...

Dora Incontri, pedagoga espírita,autocomenta que o centro espírita não só deveria fazer a alfabetização de adultos como promover todos os tipos de educação e de incentivo à cultura. Horário de funcionamento: de 2ª a 5ª, das 19h às 21h. Início em agosto. Coordenação: Claudia Garbini.

Disse o Espírito da Verdade na mensagem que ditou a Kardec e que consta em O Evangelho Segundo o Espiritismo: “espíritas, amai-vos e instruí-vos”.

O ideal é que todas as propostas educacionais fossem inspiradas numa visão espírita de educação, o que implica em métodos participativos e respeitadores da individualidade dos alunos...

Meus queridos amigos e leitores perceberam a importância e a responsabilidade do ensino na nossa casa?

Até a próxima edição. Muita paz!!!

Índice Edição 08

Nenhum comentário:

Postar um comentário