Ed. 05 - Por dentro do IEE

por Lucia Maria Silva de Andrade

Área de Cursos

Queridos leitores, nesta edição vamos conhecer mais sobre as áreas que compõem a formação educacional do IEE. Complementando os assuntos abordados pela Glaucia, referentes ao estudo da doutrina espírita e aproveitando as realizações conquistadas durante o ano de 2009, com os cursos de Iniciação ao Estudo do Espiritismo e Curso de Desenvolvimento Mediúnico, iremos conhecer a área doutrinária, as opiniões de alguns alunos sobre as suas experiências durante e após os cursos e o atendimento fraterno.
Iremos, portanto, falar da organização dos cursos, horário, quem os administra, qual o conteúdo e seus objetivos. A área de cursos no IEE é intensa em sua programação.


Programação Doutrinária

Curso de Iniciação ao Conhecimento do Espiritismo

O primeiro curso é o de Iniciação ao Estudo do Espiritismo. É o curso básico, no qual conversamos sobre os fundamentos do espiritismo. E como Kardec era, basicamente, um perguntador, todos podem fazer perguntas o tempo todo. Ninguém tenta convencer ninguém de nada. Lembrem-se: só vale a fé raciocinada.
Por meio do curso, o aluno aprende a dialogar com o cotidiano, usando os ensinamentos e mensagens de positividade e reforma íntima.
Um desses alunos é Luiz Soares Júnior. Ele conta que sempre teve muita curiosidade sobre a doutrina espírita, e ao mesmo tempo certo medo sobre algo que desconhecia ou tinha muito pouca informação. O curso foi muito importante, pois o ajudou a entender melhor os preceitos da doutrina, assim como lhe despertou a vontade de querer aprender mais. Luiz diz ainda que sempre iniciavam cada aula com uma leitura interessante e depois discutiam sobre o que foi lido, aprendendo a conceituação de vários termos e passando pelos esclarecimentos sobre encarnação e reencarnação, vida e obra de Allan Kardec, entre outros temas. Isto fez com que ele refletisse sobre a importância de buscar o desenvolvimento espiritual através das ações diárias, praticando o bem, o amor e a caridade. Diz que continuará a estudar em 2010, iniciando o curso sobre Desenvolvimento Mediúnico.

Quartas-feiras - das 20h às 21h30 - Profs. Glaucia Savin e Amilton de Souza Maciel.






Curso de Desenvolvimento e Educação Mediúnica

Assim como ao futuro acadêmico compete primeiramente estudar a cartilha primária, a fim de aprender o alfabeto que o credenciará para tentar no futuro os estudos mais complexos da cátedra universitária, o médium também precisa começar o seu desenvolvimento mediúnico orientado pelas lições básicas da doutrina espírita.
Nesse aprimoramento mediúnico estão em jogo os elevados ensinamentos da vida evangélica, e a sua finalidade é a de proporcionar ao homem a sua mais breve libertação espiritual. Só o serviço desinteressado, a imaginação disciplinada e o equilíbrio moral-emotivo é que poderão garantir-lhe o sucesso nas suas comunicações com o Alto.

José Luiz Mendieta Filho fez o curso de Iniciação Espírita e, em seguida, o primeiro ano do curso de mediunidade. Conta que deixou de ver a vida de forma tão materialista e individualista como via anteriormente. Começou a entender a importância de manter o pensamento sempre voltado para o bem, ajudando a todos, sem discriminação. E que o conhecimento e a prática do evangelho e da doutrina espírita são as melhores ferramentas para o aperfeiçoamento do espírito. Ele pretende continuar os cursos que iniciou em 2008.

1º ano - quartas-feiras - das 20h às 22h - Profs. Irene Gaviolle e Soraia Oliveira Gatto;
2º ano - quartas-feiras - das 20h às 22h - Profs. Norberto Gaviolle e José Paulo de Andrade.

Curso de Evangelho

O curso baseia-se nos fundamentos cristãos interpretados segundo a doutrina espírita fundamentada por Allan Kardec. Durante o curso o aluno tem noções históricas sobre a vida de Jesus Cristo, explicações científicas sobre os chamados milagres, fundamentos do espiritismo, e é convidado a uma reflexão sobre o papel moral e espiritual do Homem no planeta Terra.
É nesse sentido que todas as potencialidades dos espíritas devem ser canalizadas, isto é, para a difusão do evangelho redivivo, à luz da imortalidade e da reencarnação, da justiça e do inesgotável amor divino.
Fúlvia D’Acquarica, aluna do IEE, diz que quando decidiu fazer o curso Intensivo de Iniciação ao Espiritismo, lia, mas não estudava. De acordo com sua opinião, existe aí uma grande diferença. Com o andamento das aulas, foi compreendendo melhor cada assunto abordado e os estudava. Hoje, procura aplicar diariamente a conduta espírita.
Começou a realizar o Evangelho no Lar e percebeu que apesar de estar engatinhando e ter optado por começar da estaca zero é um fato a melhora da compreensão da doutrina espírita e suas aplicações práticas no cotidiano.
Pretende dar continuidade aos Estudos e se inscreverá em fevereiro para o curso de Educação e Desenvolvimento Mediúnico – 1º ano e 2º ano – e também o curso de Evangelho, que considera fundamental.

Quartas-feiras- das 20h às 22h - Profs. Sônia Maria de Oliveira e Adriano Melito.


Atendimento Fraterno


Esta atividade visa orientar o participante a receber fraternalmente a pessoa que busca o IEE, proporcionando ao necessitado a oportunidade de expor livremente e em caráter privativo as suas dificuldades. Busca também conceder orientações e estímulos que a pessoa esteja necessitando (por meio de palestras e passes), oferecendo, conforme o caso, noções da doutrina (por meio dos cursos), para que possa melhor compreender as suas dificuldades. E depois há o encaminhamento desta pessoa, na instituição espírita, às atividades mais adequadas para suprir suas necessidades.
O aluno José Luiz Mendieta Filho afirma: “Acho importante a nossa participação nas tarefas do instituto e, no momento, faço parte da equipe editorial do jornal IEE. Só o fato de estarmos nos movimentando para chegar a Deus, trilhando o caminho que seu Filho nos mostrou, já nos faz um bem espiritual incrível”.

2ª e 5ª feiras às 20h e 4ª feiras às 13h

Palestras e Passes

2ª e 5ª feiras às 20h e 4ª feiras às 12h

A palestra é muito importante, pois ela prepara o indivíduo para que o passe seja mais bem recebido, predispondo-o à reflexão e sintonia com o Alto. Após o passe, é dada a água fluidificada como complemento terapêutico.
Podemos perceber pelas informações e depoimentos acima, a utilidade dos cursos na orientação pessoal do aluno, o que nos motiva a querer melhorar a cada turma.
Que em 2010 possamos atingir nossos objetivos: divulgação dos ensinos espirituais e atendimento fraterno a todos que nos procuram. Muita paz no ano que se inicia!!!

Índice Edição 05
Home Blog Jornal do IEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário